Caracterização e Estruturação

Atualmente, estamos trabalhando com dois projetos distintos, mas que possuem o mesmo processo pedagógico:
1. Curso de Extensão em Cirurgia Vídeo-Laparoscópica
2. Curso de Pós Graduação lato-sensu em Cirurgia Minimamente Invasiva

O Curso de Extensão tem um objetivo mais voltado a formação básica. Já o Curso de Pós-Graduação direciona-se mais para o aperfeiçoamento do Cirurgião em técnicas básicas e avançadas em Videocirurgia. 

Seguem algumas informações complementares

Curso de Extensão

OBJETIVO PRINCIPAL
Qualificar cirurgiões gerais ou cirurgiões especialistas (digestivo, urologia, ginecologia, cirurgia pediátrica, cirurgia torácica, traumatologia e neurocirurgia) em videocirurgia, auxiliar na formação de pessoal de apoio, aquisição de equipamentos, estruturação de serviço e recertificação de alunos.

OBJETIVOS COMPLEMENTARES
• Gerar conhecimento acerca das possibilidades de aplicação do método nas diversas áreas que compõem a cirurgia geral e as demais especialidades cirúrgicas.
• Estabelecer indicações, limitações e técnicas da videocirurgia nas diferentes especialidades cirúrgicas.
• Diagnosticar e resolver situações usuais ou adversas da rotina de um procedimento videocirúrgico, com ênfase em videolaparoscopia. • Estabelecer noções e habilidades básicas e avançadas em técnica operatória específica através do treinamento, especificamente:
• Conhecer o ambiente de uma sala para a realização de um procedimento videocirúrgico.
• Entender a dinâmica de atuação da equipe cirúrgica, incluindo posicionamento dos seus elementos e organização do equipamento e do instrumental.
• Dominar o ambiente em duas dimensões e o trabalho com monitor.
• Realizar treinamento de preensão, lateralidade e profundidade com ênfase no trabalho simultâneo com ambas as mãos, ambidestreza com domínio do uso da mão dominante e não dominante e a manipulação delicada das pinças.
• Dominar o efeito fulcro.
• Estimular o interesse em videocirurgia e aumentar o espectro de atuação no método.
• Estimular e orientar a estruturação de um Serviço de Videocirurgia.
• Estimular a pesquisa e a educação continuada em videocirurgia.

Cirurgiões Gerais e Cirurgiões de Especialidades (incluindo residentes de cirurgia) que desejam se iniciar ou se aperfeiçoar em videocirurgia.
Cirurgiões Gerais ou Cirurgiões de Especialidades (incluindo residentes de cirurgia) que tenham formação em videocirurgia e que desejam se desenvolver em técnicas videocirúrgicas avançadas ou específicas.

O “Treinamento Padronizado em Videocirurgia” (TPV) é uma proposta de curso intensivo teórico-prático de treinamento em videocirurgia, com ênfase na videolaparoscopia fundamentado em simulação médica que utiliza metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem baseado na resolução de problemas. A configuração do curso é inspirada no consagrado Advanced Trauma Life Support (ATLS), adaptado a videocirurgia. Configurando um ambiente de bloco cirúrgico e utilizando a simulação cirúrgica, os alunos, dispostos em pequenos grupos, têm que enfrentar diferentes situações e complicações do dia a dia de um procedimento videolaparoscópico. A atividade é coordenada e supervisionada por cirurgião treinado e qualificado em videolaparoscopia e no método pedagógico.
Utilizando apenas simuladores simples pode embasar, complementar ou consolidar a formação do cirurgião em videocirurgia de uma forma acessível. Além disso, possibilita a avaliação de desempenho e certificação profissional. A estrutura simples e de relativamente baixo custo também facilita a sua aplicabilidade.

Médico especialista em cirurgia ou em treinamento em Programa credenciado em Residência Médica. Este curso pode ser também aplicado de forma específica e adaptada a acadêmicos de medicina.

Coordenador: Miguel Prestes Nácul
Professores: Artur Pacheco Seabra, Oly dos Campos Corleta, Leandro Totti Cavazzola, José Gustavo Olijnyk e Ricardo Gonçalves da Costa

20 horas.

Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva

Medicina – Cirurgia Minimamente Invasiva – Videocirurgia (9ª Edição)
O objetivo do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva - Videocirurgia é promover a capacitação técnico-científica de caráter habilitador em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos com ênfase em videocirurgia para médicos especialistas em cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e demais especialidades cirúrgicas.
Com um número reduzido de alunos, as turmas encontram um programa teórico abrangente, com foco no desenvolvimento de atividades práticas em laboratório, cirurgia experimental e em campo cirúrgico dentro de um modelo pedagógico tutorial contemporâneo. Ao final do curso, o aluno terá:
- Aprofundado o seu conhecimento teórico e prático em cirurgia minimamente invasiva;
- Adquirido experiência para uma prática profissional crítica e atenta ao contexto atual dos serviços de saúde.
A missão, a visão e o padrão assistencial do Hospital Moinhos de Vento, acreditado cinco vezes pela Joint Commission International e afiliado à Johns Hopkins Medicine International, permeiam todo o currículo.
Público-alvo
Médico especialista em cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e demais especialidades cirúrgicas.
Tópicos abordados
Instrumentalização para pesquisa e educação médica
Princípios básicos da videocirurgia
Avanços e novas tecnologias em videocirurgia: minilaparoscopia, LESS, robótica
Videocirurgia do aparelho digestivo - inclui fígado, vesícula biliar, vias biliares e pâncreas, esôfago e estômago, cirurgia bariátrica, baço, cólon e reto, hérnias da parede abdominal, abdome agudo e trauma
Videocirurgia geral - videocirurgia endócrina, videocirurgia em oncologia, videocirurgia torácica, videocirurgia em urologia e videocirurgia em ginecologia.
Seminários em videocirurgia
Laboratório de videocirurgia
Videocirurgia experimental
Videocirurgia tutorial
Videocirurgias ao vivo
Metodologia Científica
Seminários para trabalho de conclusão

As vagas são limitadas a uma máximo de 12 alunos.

Horário e localização das aulas
Aulas mensais, de quinta-feira a sábado.
Carga horária total em torno de 450 horas.
Duração do curso: 15 meses. Formatura em junho 2018.
As aulas teóricas ocorrem nas dependências do Hospital Moinhos de Vento e Colégio Bom Conselho.
Esta turma já iniciou, porém podias recuperar o início e se encaixar nela sem problemas.
Próxima data dias 22 a 24 de junho.
Trabalhamos com um conceito de formação teórica-prática bem fundamentada em videocirurgia.
As atividades práticas ocorrem em Porto Alegre (Hospital Moinhos de Vento, Hospital Restinga e Extremo Sul, Curitiba (Universidade Positivo) e São Paulo (Medical Institute Johnson & Johnson, CCI Medtronic, CETAC e IRCAD-Barretos). São realizadas em centro cirúrgico, videocirurgia experimental em modelo animal e simuladores de diferentes tipos.

Coordenação
Dr. Oly dos Campos Corleta – Médico Especialista em Cirurgia Geral, Mestre em Doutor em Cirurgia. Professor da Faculdade de Medicina da UFRGS.
Dr. Miguel Prestes Nácul – Médico Especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Digestiva, Mestre em Cirurgia.
Dr. Leandro Totti Cavazzola - Médico Especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Digestiva, Mestre e Doutor em Cirurgia. Professor da Faculdade de Medicina da UFRGS.
Dr. Artur Pacheco Seabra – Médico Especialista em Cirurgia Geral. Coordenador da Área de Cirurgia do Hospital Moinhos de Vento.

Informações e Inscrições
Instituto de Educação e Pesquisa - Hospital Moinhos de Vento
Rua Tiradentes, 333 – Porto Alegre, RS
CEP 90560-030
Fone: (51) 3314.3690
Fax: (51) 3314.3692
E-mail: pos.iep@hmv.org.br
Acesse o site www.cursovideocirurgia.com.br