Histórico

O Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento teve como base pedagógica o Curso de Extensão em Cirurgia Videolaparoscópica do Hospital Parque Belém. Estruturado em 1996 pelo Dr. Miguel P. Nácul e o Dr. Roberto Koch, o projeto iniciou com um grupo piloto e funcionou ininterruptamente até 2014, tendo treinado mais de 100 colegas Cirurgiões Gerais, Ginecologistas, Cirurgiões de Tórax e Urologistas de Porto Alegre, interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Acre. Foi um dos únicos cursos do país que trabalhou em um sistema tutorial como se fosse uma "mini-residência" em Videocirurgia. Também foi durante muitos anos o único curso acreditado pela Sociedade Brasileira de Videocirurgia (SOBRACIL) no sul do país, obtendo hoje reconhecimento nacional e internacional. O desenvolvimento do Curso proporcionou a estruturação de um Serviço direcionado a Videocirurgia com caráter multidisciplinar no Hospital Parque Belém.

A partir do segundo semestre de 2005, o Curso fechou parceria com o Centro de Treinamento em Cirurgia Experimental (CETREX) sediado em Brasília, DF. Em 2006, fechou-se parceria com o Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva da Universidade Positivo no Paraná.

Em 2007 o projeto de ensino se expandiu com a criação do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva em parceria com o Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, RS. Finalmente em 2009, a parceria com o CETREX se expandiu com a criação do primeiro curso de Pós Graduação em Videocirurgia Aplicada com turmas em Brasília, DF, Manaus, AM, São Luis, MA e São Paulo, SP.

A criação de um Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva em parceria com o Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento teve como um dos objetivos principais participar do desenvolvimento de um Projeto Nacional de Ensino em Videocirurgia, que criasse alternativas de treinamento que contemplassem a parte experimental e a parte tutorial, estruturado na forma de módulos de imersão, facilitando o acesso de colegas de estados de todo o país e também da América do Sul.

O Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento iniciou o seu programa de pós-graduação em senso lato para profissionais de saúde em 2004. Com um programa aprovado pelo MEC e com acordo operacional com instituição de ensino superior, em um hospital com acreditação internacional pela Joint Commission, a criação de programa de pós-graduação em nível de especialização em Videocirurgia em 2008, foi um desdobramento natural definida em planejamento estratégico do Hospital Moinhos de Vento.

A metodologia de ensino do curso está em sintonia com a tendência mundial, possibilitando um treinamento efetivo em Videocirurgia e uma atividade profissional melhor estruturada e segura. O objetivo final do nosso projeto de ensino expresso neste Curso de Extensão é disseminar o conhecimento de Videocirurgia, projetando sua contínua evolução e mantendo o melhor padrão de qualidade cirúrgica.

O objetivo final do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva - Videocirurgia é promover a capacitação técnico-científica de caráter habilitador em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos com ênfase em videocirurgia para médicos especialistas em cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e demais especialidades cirúrgicas. Com um número reduzido de alunos, as turmas encontram um programa teórico abrangente, com foco no desenvolvimento de atividades práticas em laboratório, cirurgia experimental e em campo cirúrgico dentro de um modelo pedagógico tutorial contemporâneo.